A importancia de um patrimonio humano para a sustentabilidade e continuidade do empreendimento de prestação de serviços

A empresa prestadora de serviços em toda sua plenitude depende sistematicamente do potencial qualitativo e da competência de seu patrimônio humano, seja com vínculo empregatício ou não, pois o objeto dessa relação é o retorno satisfatório dos en

A empresa prestadora de serviços em toda sua plenitude depende sistematicamente do potencial qualitativo e da competência de seu patrimônio humano, seja com vínculo empregatício ou não, pois o objeto dessa relação é o retorno satisfatório dos envolvidos nessa relação.

 Essas empresas devem conferir vital importancia ao seu capital humano, em termos de qualificação, motivação e comprometimento, virtudes essas que norteiam a ação da politica de gerenciamento de recursos humanos, ao desenvolver, em caráter permanente, programas de treinamento e capacitação, com foco na diversificação e excelência na prestação de serviços.

Os cursos devem ser orientados principalmente ás áreas operacionais, técnicas e comportamentais e que atendam a todos com o mesmo padrão de qualidade. Com o objetivo de aprimorar e aprofundar o estudo de tema relacionado ás demandas dos mercados, cenários econômicos e exigências de avanços tecnológicos devem contar com equipes de instrutores especializados e de apoio adequado à infra-estrutura.

É saudável a oferta que seja ministrada através de programas de desenvolvimento gerencial por meio de cursos de especialização nas áreas de economia, administração, direito e tecnologias, se possível em parceria com consultorias ou Universidades para proporcionar a atualização e os avanços do aprendizado.

A comunicação interna merece ênfase especial por ser elo de todo o processo de fortalecimento da cultural de comunicação, elaborar circular, com objetividade e consistência, posicionamentos estratégicos, informações, conceitos e, sobretudo, valores e os avanços da estrutura organizacional.                                                                                

Proceder a um  DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL, que possa detectar a motivação, e satisfação, do patrimônio humano da empresa, identificar os pontos fortes e fracos, trabalhar estratégicamente a maximização dos pontos fortes e minimização dos pontos fracos, através de ação social inserida em um cronograma definido e aprovada.  

Elaborar uma estratégia de marketing juntamente com os demais departamentos onde a empresa registre inovações marcantes e significativos resultados, ou seja, a empresa deve sair do armário e se mostrar ao mercado, através da mídia televisionado, falada, escrita, digitada e demais, pois o contratante deseja visualizar a empresa fora do ambiente de trabalho.

Acredito que o RH deve confirmar o compromisso com seus colaboradores, formalizando diretrizes para o gerenciamento e desenvolvimento de seus recursos humanos, gerando oportunidades e promovendo o crescimento profissional de seus parceiros. Entre outras premissas, a politica visa manter um ambiente de  trabalho seguro e saudável, propiciar condições para níveis excelentes de desempenho e produtividade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, oferecendo equilíbrio entre trabalho, saúde e família. 

É mais preocupante quando determinadas empresas que estão recebendo investimento para o seu desenvolvimento se expressa publicamente na mídia jornalística com determinados tratamentos impróprios, inadequados, negligentes, e desprovidos de qualquer racionalidade funcional, mesmo sabendo que suas ações se gerarem ágios poderão ser oferecidas ao mercado futuro para aquisição, que coincidentemente poderá está à frente os NÔMADES responsáveis pelas empresas investidoras.  

O Manual de Cargos e Salários deve sempre merecer melhorias contínuas para que o colaborador possa opinar e sugerir deixando claro que sua participação é deverasmente importante para o empreendimento.

Jamais qualificar de NÔMADES os profissionais que perfazem a estrutura principal da organização, pois sabemos que NÔMADES são pessoas que tem lugar incerto, por diversos motivos, isso talvez possa ser interpretada de modalidade pecaminosa e inapropriada  quando está se tratando com profissionais de nível superior.                                                                                                       

Evitar descrever ou informar publicamente valores ou ações que possam agregar a remuneração do pretendente, pois isso pode representar limitação de negociação, já que sabemos que a negociação entre as partes devem ser bastante esclarecedora, dentro do princípio da licitude e respeito aos direitos sociais, trabalhistas, e demais.

A conquista de parceria deve ser o mentor intecelectual da relação da empresa que pretenda contratar profissionais que os head hunter procuram para atender seus clientes.

Na parceria das relações laborativas a palavra valor descricionário é indelicado, mas percentual é mais aceitável, mesmo que tenhamos a dimensão exata dessa customização e precificação desses serviços contratados isso deve ser usado como estratégia de informação, fazendo crer a sua real importancia

Os valores agregados são utilizados na estratégia na busca de evitar o tour over de pessoal, tais como:  Seguro Saúde, Seguro de Vida, Odontologico, Previdência Complementar de Aposentadoria e Pensões, Apolice de Seguro de Vida em Grupo, Coletivo e de acidentes pessoais, Apolice de seguros para autos, remuneração para educação continuada, cursos de ídiomas, e demais ofertas similares são variáveis  motivadoras que despertam interesse dos contratados.

Devemos observar que um dos itens mais importantes é a participação do colaborador  nos resultados positivos da empresa, deixando claro que o lucro e ou prejuízo, é responsabilidade de todos os integrantes e que todos devem fazer a sua parte no empreendimento.

A empresa através de seu RH deve adotar determinados princípíos dentre eles os sugeridos abaixo:

a)      respeitar a dignidade das pessoas, integridade e privacidade de clientes, acionistas, colegas, prestadores de serviços, fornecedores, concorrentes, entidades de direito público interno e externo;

b)      cumprir ás leis, normas e regulamentos aplicáveis;

c)      preservar o patrimônio e a imagem da organização;

d)     agir com responsabilidade, de modo a conquitare e manter a confiança de todos;

e)      cooperar para que sejam atingidos os propósitos da organização;

f)       usar as informações recebidas exclusivamente no exercício de suas funções;

g)      recusar vantagens que tenham por objetivo influenciar decisões na atuação profissional;

h)      evitar qualquer forma de constrangimento ás pessoas no ambiente de trabalho;

i)        manter sigilo sobre as operações e estratégias da organização.

Em consonancia ao tema do presente artigo as empresas prestadoras de serviços que estão convivendo com um tourn over de pessoal elevado, seja motivado por propostas de empresas concorrentes, seja motivado pela crise financeira, capacitação ou qualificação, ou  qualquer que seja a motivação devem fazer uma análise conjuntural e indentificar esses fatos e em seguida trabalhar em conjunto com toda a empresa, e proceder à execução de um programa alternativo, se enseja preservar o único patrimônio que assegura a sustentabilidade e continuidade do empreendimento.

 

ELENITO ELIAS DA COSTA

Contador, Auditor, Analista Econômico Financeiro, assessor e consultor empresarial, Instrutor de Cursos do SEBRAE/CDL/CRC, Professor Universitário, Professor Universitário Avaliador do MEC/INEP do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, sócio da empresa Irmãos Empreendimentos Contábeis S/C Ltda, consultor do Portal da Classe Contábil, Revista Contábil Netlegis, articulista da Interfisco, autor de artigos publicados no Instituto de Contabilidade do Brasil, IBRACON (Boletim No.320), autor de livros.