Eu e você HOJE, MELHORES do que ontem!
O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você. Mario Quintana
O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você. Mario Quintana
Começo este artigo com uma pergunta: O que você está fazendo HOJE, para ser MELHOR amanhã? Ou o que está fazendo HOJE para conquistar algo MELHOR amanhã? Ou ainda, o que está pensando HOJE, que o fará enxergar algo MELHOR amanhã? Já pensou nisso?
Se você vem acompanhando o meu site www.cintiaknaut.com.br talvez já tenha percebido que o meu slogan é “Eu e você HOJE, MELHORES do que ontem!”. E sabe por que escolhi este slogan? Porque ele reflete uma crença muito forte, poderosa e positiva que já faz parte de mim. E nossas crenças norteiam nossas vidas, sejam estas crenças boas ou não tão boas.
Para ser HOJE, MELHOR do que ontem, é necessário movimento, mudança, fazer diferente, pensar diferente, ser flexível. Isso me lembra muito a filosofia japonesa KAIZEN. A grande maioria das pessoas quando pensa em KAIZEN, se remete a questões de trabalho, produção, qualidade, produtividade... Eu quero convidar você a pensar no KAIZEN como uma melhoria continua para nós, pessoas que vivem em família, que querem ser felizes em seus trabalhos, que querem ser profissionais melhores, que querem ter relacionamentos melhores.
Esta palavra de origem japonesa significa MUDAR PARA MELHOR . Para o KAIZEN, cada dia deve ter a implantação de uma pequena melhoria, o que nos direciona a mudar alguns pensamentos, procedimentos e formas de fazer algo. Aqui no Ocidente, muitos vêem a mudança como algo dolorido, desgastante e difícil. No Oriente, eles acreditam que pequenas e simples mudanças a cada dia podem transformar você, sua empresa e seus relacionamentos.
E isso eu queria compartilhar com você. Queria compartilhar que eu acredito muito que pequenas coisas feitas hoje podem nos tornar pessoas e profissionais melhores amanhã. A leitura de um livro, assistir palestras, ler artigos (os meus, por exemplo) e de outros profissionais que você acompanha, ouvir os meus podcasts, fazer cursos, enfim, cuidar diariamente do seu jardim para que as borboletas venham até ele, como diz esta sábia frase de Mario Quintana.
Por fim, quero finalizar este artigo contando a história “O Tesouro de Bresa”, na qual relata que um pobre alfaiate que se chamava Enedim, era muito inteligente e trabalhador e queria ser muito rico. Certo dia ele comprou um livro que estava escrito em diversas línguas, e começou a tentar decifrar. Já nas primeiras páginas conseguiu ler o titulo do livro que era “O segredo do tesouro de Bresa”. Curioso para saber que segredo seria esse e onde estava o tesouro, começou a aprender diversas línguas para conseguir ler o livro. Depois de um tempo ele deixou sua profissão de alfaiate e passou a ser intérprete do rei, pois ninguém sabia tantos idiomas como ele. Passou a ganhar mais e morar em uma casa mais confortável.
Para continuar a ler o livro, aprendeu matemática, pois haviam muitos cálculos, números e figuras nas páginas seguintes. Com esse conhecimento, calculou, desenhou e construiu uma ponte e assim o rei o nomeou prefeito da cidade. Estudou ainda as leis e princípios religiosos e foi nomeado o primeiro ministro do seu reino.
E então foi descobrir que o Tesouro de Bresa já estava em seu poder, pois graças ao livro adquiriu grande saber, o que lhe proporcionou a conquista dos inúmeros bens que possuía. Bresa significa “saber”.
Com a reflexão desta história, convido você a se comprometer com o seu crescimento pessoal e profissional e a ser HOJE, MELHOR do que ontem! Desta forma, estaremos juntos!