Diante da crise, mova-se estrategicamente

As empresas que estão enfrentando a crise atual e se mantém firmes, têm uma história de sucesso construída ao longo do tempo

Autor: Ida FernandesFonte: A Autora

As empresas que estão enfrentando a crise atual e se mantém firmes, têm uma história de sucesso construída ao longo do tempo, onde é nítido o caráter integrador e uma cultura voltada à ação e à superação. Esses são elementos que devem ser uma constante em todos os momentos. São empresas e empreendedores que não se abatem facilmente, que não sonham “apenas” mas tem muito claro seu propósito, sabem a que vieram, onde pretendem chegar e com quem querem estar quando chegarem lá.

Se sua empresa está assustada com o cenário atual, saiba a estagnação é o pior remédio, é preciso movimento. É necessário começar logo, começar hoje, começar já, pois construir uma cultura voltada à ação, à inovação, ao reconhecimento e ao trabalho e crescimento conjunto, exige entrega, e muitos anos de envolvimento e participação ativa.

As empresas que hoje estão enfrentando os desafios e superando a crise anunciada, são aquelas que tem em sua marca o pensamento estratégico e construtivo, praticam a arte de exercitar novos pensamentos, que levam a novas ações e produzem novos projetos. Podem ser elas empresas pequenas, médias ou grandes, não importa, mas sua forma de atuar é capaz de transformar o medo da crise em atitudes positivas, ações concretas e não esperam que as coisas melhorem, elas se movimentam estrategicamente, vão lá, e tomam para si, o merecido resultado.

 

Gestão Empresarial: conheça o seu negócio, a sua empresa, acompanhe as informações de mercado, da concorrência, notícias da mídia, indicadores econômicos locais e mundiais;

Riscos: Avalie todos os pontos de vulnerabilidade de sua empresa como financeiro, estrutura organizacional, processos, produtos, adote uma postura cautelosa;

Inteligência financeira: cuidado com as taxas de juros, diminua ou elimine dívidas, evite investimentos de risco, controle custos e despesas de maior impacto, sem perder tempo com reduções que não valem a pena, e aproveite as oportunidades, não tenha medo de investir em projetos seguros e confiáveis;

Mercado: adote um posicionamento flexível, reveja sua linha de produtos, lance novos olhares, conquiste novos mercados;

Comunicação e Marketing: mantenha sua visibilidade, esse é o momento de estar presente, atue, utilize a mídia a seu favor, adote a mídia digital, tão importante nos dias atuais, e aumente a participação de sua empresa nas redes sociais;

Foco no Cliente: lembre-se de seu grande aliado, a pessoa que mantem seu negócio, que o ajuda a pagar as suas contas “o cliente”. Mantenha a proximidade, invista no relacionamento, fortaleça as relações de confiança e reciprocidade;

Visão: mantenha sua mente no futuro, respeite seu aprendizado do passado, e haja com consciência no presente, viva o momento atual com mente aberta, disciplina, controle e foco nos resultados;

Inove em ações, inove em comportamento: valorize seu maior aliado em todos os momentos “o colaborador”. Os momentos mais desafiadores são os melhores momentos para reconhecer, incentivar e motivar quem está do seu lado. Cuide do clima organizacional incentivando o bom ambiente e promovendo campanhas motivacionais, qualifique seus colaboradores para que eles estejam preparados para lhe ajudar, envolva as pessoas nos projetos, envolva-se nas atividades, promova e permita o engajamento e atue fortemente na disseminação e potencialização dos valores e princípios que enriquecem e fortalecem as pessoas e sustentam os negócios.

 

Ida Fernandes é professora da IBE-FGV, especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching Executivo.