Ambientes de Negócios Contemporâneos
Ao se avaliar determinado corporativo, voltamos nosso foco para a sua utilidade para encaminhar soluções para problemas urgentes
Ao se avaliar determinado corporativo, voltamos nosso foco para a sua utilidade para encaminhar soluções para problemas urgentes, que precisam ser enfrentados! Deseja-se saber para que isto ou aquilo é utilizado, como se pode aplicar os conhecimentos e, também se existe interesse naquilo que se pode esperar acerca da efetividade deste aprendizado. A velocidade vertiginosa, na qual os acontecimentos ocorrem, facilita a disseminação de técnicas administrativas na sociedade digital em que vivemos.
Um dos exemplos é a evolução da hipermídia, a Internet, que vem provando ser mais utilizada do que outros meios nos eventos noticiosos de grande projeção nacional e internacional. Não lembramos mais dos aparelhos de telex e fax, muito menos a utilização dos correios para comunicações cotidianas. Currículos, artigos, sugestões, reclamações: tudo isto e muito mais pode - e deve - ser enviado pela Internet.
Há décadas, vem se formando uma grande rede de comunicações intitulada por alguns autores como a “super rodovia” da informação. Ela estará consolidada quando a maioria da população tiver acesso a este meio de comunicação em qualquer ponto do globo terrestre.
Uma das grandes formas de captar a velocidade dos negócios é compreender as principais filosofias que fundamentam as ações empresariais. Entre as ferramentas mais efetivas adotadas há mais de meio século, se se encontram os desenvolvimentos no campo do marketing, que se preocupam em disseminar mensagens acerca de produtos e/ou serviços, diferenciando-os, desenvolvendo-os e inovando-os.
O poder mercadológico aqui entendido é a capacidade de influenciar o público, obter sua aprovação e lealdade, dependendo das situações e dos contextos que existem nos mercados.
Robson Paniago é professor da IBE-FGV, doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del Museo Social Argentino.