Cartão de visitas: aprenda a criar um perfeito para o seu negócio

Criar um cartão de visitas pode parecer uma tarefa simples, mas é preciso atenção redobrada a alguns pontos

Criar um cartão de visitas pode parecer uma tarefa simples, mas é preciso atenção redobrada a alguns pontos para que os seus dados não se percam entre os de tantos outros profissionais na hora de tentar promover a sua empresa, produtos ou serviços.

Há quem prescinda do bom e velho cartão de visitas ou mesmo diga que ele morreu no meio da nova onda digital. Isso não é verdade. Em uma reunião com prospects ou em uma conferência do seu segmento, nada substitui este item que já se tornou obrigatório para o bom networking - este que possivelmente levará você a negócios melhores e mais lucrativos!

Com tantas opções de modelos, cores e fontes, fica difícil escolher o layout ideal que encaixe com o seu objetivo. Reunimos algumas dicas que podem ajudar você na hora de produzir ou encomendar o seu cartão de visitas, um dos principais canais de comunicação entre você e seus futuros clientes.

Frente e verso do cartão

Uma das melhores maneiras de fazer um bom uso do pequeno espaço que o cartão de visitas proporciona é utilizar não só o espaço da frente, mas o verso também. Alguns especialistas sugerem reservar a parte da frente para inclusão das informações de contato e, a parte de trás, para o logo da empresa.

Lembre-se de que toda a comunicação visual que você produzir deve ser uniforme e fazer com que as pessoas associem o que veem, de alguma forma, à sua marca e ao que você oferece. Por isso, mantenha um padrão estético que proporcione este resultado.

Dimensões ideais

A norma ISO 7810 define como padrão internacional as medidas de um cartão de identificação como sendo de 8,56 cm por 5,395 cm. De forma geral, a indústria utiliza como base um formato que varia pouco entre os 9 cm por 5 cm.

Embora não devemos tolher a nossa criatividade na hora de tentar chamar a atenção com um cartão de visitas, é de extrema importância ter essas dimensões em mente. Isso porque não adiantará muito criar um cartão que não irá caber na carteira ou porta cartão de praticamente ninguém.

Conteúdo do cartão de visitas

O cartão deve ter uma aparência limpa, com poucas informações, mas suficientes para passar o seu recado. Detalhes demais podem confundir o receptor, que acabará não encontrando o que procura e o que você menos quer é perder um possível novo contato, não é mesmo?

Não se esqueça de incluir estes dados no seu business card:

  • Nome

  • Cargo

  • Razão Social

  • Endereço

  • Telefone

  • E-mail

  • Logotipo

Fazendo jus ao novo mundo conectado em que vivemos, não se esqueça de incluir também informações de identificação online da empresa para a qual trabalha, como endereço do website e redes sociais, se tiver.

Geradores online de cartões

Se você não tem conhecimento técnico em design nem mesmo um orçamento alto para a criação dos cartões, pode abrir mão de ferramentas online gratuitas que oferecem modelos prontos e de fácil customização. Entre as principais opções disponíveis hoje em dia estão:

  • Canva

  • Shopify

  • Criar cartão

É importante ter cuidado na hora de escolher as imagens que representarão a sua empresa, e todos estes sites possuem uma ótima biblioteca com fotos e ilustrações que você poderá escolher e personalizar à vontade.

Atenção à gramática e ortografia

Revise quantas vezes for necessário as acentuações e espaçamentos no cartão. Não há nada mais desagradável que descobrir erros do tipo depois de ter encomendado uma impressão de milhares de cópias. Se tiver dificuldade em fazer o último check-up, peça ajuda a um amigo ou especialista.

https://www.canva.com/pt_br/criar/cartao-visita/