Entender o que ler, ajuda a escrever e gera senso crítico.
O educando e alguns profissionais têm limitações inimagináveis, fomos atropelados por uma Pandemia
“Haverá um dia que a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE possibilitará ao educando a entender o que LER ajudar a ESCREVER, gerar SENSO CRÍTICO, imagine esse AVATAR no METAVERSO em ambiente da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL com VELOCIDADE 5G, deverá inibir a sua EXCLUSÃO.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).
INTRODUÇÃO
O educando e alguns profissionais têm limitações inimagináveis, fomos atropelados por uma Pandemia, com CRISES de todos os setores, econômico, social, político, com desemprego, inflação alta, juros elevados, dolarização de produtos de alimentação de consumo básico, mas temos um país continental, com riquezas naturais e minerais, terras férteis, somos o celeiro do mundo, temos diversidades ambientais, aquíferos, e demais vantagens que possibilitam zerar as desigualdades existentes, mas precisamos de AÇÃO e ATITUDES racionais.
A nossa qualidade educacional é desmotivadora, talvez seja um projeto de dominação e adestramento planejado pelas elites e demais Poderes Constitucionais, pois é triste o educando e profissional ter dificuldades em entender equações matemáticas básicas, dificuldade em ler e interpretar e não conseguir escrever o que sente, mesmo trabalhando com o que está escrevendo, consequentemente tem limitações em externar o seu senso critico sobre o que pensa ou reflete.
Alguns, falam e escrevem mal o seu próprio idioma, não conseguem aprender outros idiomas, e encontram dificuldades em se inserir no ambiente da Tecnologia a Informação que possibilite adentrar na inteligência artificial, e demais fatores que inibem sua evolução e progresso necessário para sua sobrevivência.
EDUCANDOS/PROFISSIONAIS
Lamento, mas temos uma legião de educandos e profissionais que foram altamente prejudicados por políticas educacionais e culturais ao longo do tempo e por pouquíssimo investimento que possibilitassem que a sociedade pudesse acompanhar a evolução educacional e cultural á nível de países do primeiro mundo.
Somos aproximadamente 214 milhões de habitantes, habitando um país continental, com riquezas naturais e minerais, com terras férteis, que poderiam facilmente ultrapassar qualquer CRISE com naturalidade, mas nos falta exatamente o CONHECIMENTO derivado de uma educação de qualidade, com sólidos investimentos que permitissem encontrar soluções para as nossas básicas dificuldades.
Talvez possamos acreditar numa Teoria da Conspiração edificada ao longo do tempo pelas Elites e Poderes Constituídos, que em tempos atuais modernos ainda nos tratam como escravos, inibindo nossa evolução e progresso para que possamos alcançar um futuro promissor.
Obstante ao fato, estando em tempos de globalização com inovações tecnológicas, onde se faz necessário o CONHECIMENTO para melhorar nossa situação tem, portanto, sérias adversidades e dificuldades em compreender o que LEMOS e escrever o que pensamos e raro aquele que detém um senso que possam entender dos fatos.
As dificuldades na contenção dos agravos sociais nos colocam na posição de analfabetos funcionais e virtuais, o que contribuem consideravelmente para dificultar a nossa evolução.
Há realmente, certa dificuldade em encontrar um profissional com o perfil desejado pelo seleto mercado laboral, muito não falam outros idiomas e tem acentuada limitação no tocante ao uso da Tecnologia da Informação.
Acreditamos que a educação sem qualidade, agregada ao período de Pandemia, debilitou ainda mais a necessidade de adquirir o CONHECIMENTO, e isso desmotivou muitos educandos e profissionais.
TECNOLOGIA
A utilização de aparelho de televisão de alta definição, computador, notebook, telefone celular, se inserir nas mídias convencionais, ter um e-mail, cartão de crédito, PIX, compras pela internet, aquisição de acessórios e equipamentos de informática, precisam de um CONHECIMENTO técnico especifico para a satisfação do usuário.
A informação só transforma e gera beneficio se o usuário possuir as condições necessárias para depurar a citada informação, pois a inexistência desse CONHECIMENTO pode transformar o usuário em ZUMBI.
Segundo o dicionário INTELIGÊNCIA é a faculdade de conhecer, compreender e aprender; capacidade de compreender e resolver novos problemas e conflitos e de adaptar-se a novas situações.
Quando Howard Gardner, professor de Harvard, idealizou a Teoria das Múltiplas Inteligências, ele partiu do princípio de que o ser humano sabe utilizar sua inteligência através do conhecimento adquirido por uma educação de qualidade.
Quando o Paradoxo de Moravec identifica a inteligência natural, ele partiu do princípio de que o ser humano possui conhecimento adquiridos pela vida e agregado por uma educação de qualidade.
CONCLUSÃO
Entendemos que as riquezas, e terras férteis, a globalização, as inovações tecnológicas, inteligência artificial e metaverso, só hão de melhorar nossas vidas e nossa sobrevivência se houver o mínimo de educação que gere o CONHECIMENTO básico para que possamos utilizar os equipamentos, acessórios, máquinas, software e demais em beneficio da sociedade.
Rever nossas limitações e tomar as ações e atitudes necessárias para se adaptar a essas inovações devem ser o maior foco do educando e profissional que deseja se empregar ou mesmo trabalhar com negócio próprio.
A busca em enormes filas para receber um Auxílio Emergencial do Governo, traduz com facilidade a real situação de flagelo dos futuros excluídos, e LAMENTAMOS afirmar, mas, se não houver melhorias DESSE cenário futuro, O QUADRO TENDE A SE AGRAVAR.
Tudo é possível desde que agilizamos ações proativas para proceder à mudança necessária.
AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.