Brindes ajudam na fidelização? Entenda
Provocando bons sentimentos no cliente, brindes podem ajudar na tão importante fidelização, representando excelente estratégia de marketing
Quem não gosta de presentes? Todo brasileiro, toda pessoa, na verdade, adora ganhar presentes e receber surpresas ou pequenos mimos. Os brindes, pequenos produtos entregues de graça a clientes, são presentes que ajudam seu negócio a ser lembrado e muitas vezes podem ser mais eficazes que complicadas estratégias de marketing.
Isso porque o brinde provoca fidelização, e fidelizar clientes deve ser desejado por toda empresa. O consumidor satisfeito se torna uma propaganda altamente eficaz para qualquer negócio, e, quando ele é cliente fiel, os benefícios da relação ficam ainda maiores.
Acima de todas as outras possibilidades, as recomendações lideram a lista de benefícios. Qualquer pessoa que se sinta satisfeita com o produto ou serviço oferecido pode voltar a comprar ou utilizá-lo, mas, quanto mais essa satisfação cresce e a fidelização se estabelece, mais são as pessoas próximas do consumidor que irão ouvir a respeito da empresa.
Um produto ou serviço de qualidade facilita a vida e agrada quem o utiliza, e, como seres humanos, o primeiro instinto é compartilhar com quem está próximo. Esse tipo de propaganda é extremamente eficaz, uma vez que as pessoas expostas a ela confiam no anunciante e acreditam na qualidade do produto ou serviço.
Como funciona a fidelização por brindes?
É simples: os brindes funcionam como um agrado e como um lembrete. O consumidor que recebe um brinde, em primeiro lugar, se sente único ou especial; afinal, ele foi lembrado de uma maneira extra. Como citado anteriormente, o brinde representa um presente, e uma pesquisa feita pela SAP Hybris e publicada na Consumidor Moderno confirma que 57% dos brasileiros se sentem valorizados com brindes, descontos e amostras grátis.
Após essa sensação de ser presenteado – que constrói confiança, apreço e preferência –, o cliente pode começar a lembrar da empresa ao utilizar o brinde, o que reforça a marca e garante ainda mais a fidelização.
Por esse motivo, os brindes devem ser bem pensados para o público que irá recebê-los, tendo em vista a campanha em questão e os produtos que receberão os brindes promocionais. Canetas, chaveiros, pendrives e outros materiais de escritório são excelentes, pois são uma parte importante do dia a dia de muitos e por isso são constantemente usados. O mesmo vale para camisetas personalizadas, que podem servir como roupa para ficar em casa ou para dormir. E quem sabe o cliente fidelizado não sai com a sua camiseta também?
É importante ressaltar que os brindes também oferecem uma estratégia mais econômica e muito eficaz. Muitos brindes são baratos, mas isso não pode ser sinônimo de má qualidade. Bons brindes, concedidos da maneira certa, podem garantir a fidelização, melhorando a relação com o cliente e aumentando as vendas.