Quais as informações mais valiosas para saber antes de contratar um especialista em SEO?

Os profissionais da área são indispensáveis para a boa colocação e reputação de empresas em plataformas de buscas

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

A evolução tecnológica fez com que o mundo virtual estivesse cada vez mais presente em nossas vidas, criando oportunidades de emprego e demanda por novos tipos de profissionais que entendem essas dinâmicas. Alguns deles são os especialistas em SEO. A sigla, que é a abreviação de Search Engine Optimization, pode ser traduzida como otimização de mecanismos de pesquisa, e é utilizada para designar analistas capacitados que se ocupam de melhorar o posicionamento de sites e dados relevantes nas plataformas de pesquisa da internet. Confira algumas das principais habilidades necessárias que um profissional da área deve possuir e que devem ser consideradas pelas empresas antes de contratá-lo.

O trabalho dos especialistas em SEO é muito importante para empresas que investem em sua presença digital. Com o mundo cada vez mais conectado à internet, passamos a realizar compras e nos informar diariamente utilizando essa ferramenta. Uma das primeiras atividades, e parte fundamental desse processo, são as pesquisas por palavras-chave em sites de pesquisa, como o Google. O site, então, busca na internet os conteúdos disponíveis acerca daquele tema, e devolve, de maneira automática, as respostas mais relevantes nas primeiras páginas.

O especialista em SEO deve entender como esse mecanismo e algoritmo funciona, para, então, ser capaz de traçar estratégias capazes de posicionar a empresa para qual presta serviço nos primeiros resultados. Estar bem posicionado nas respostas das buscas é importante para fazer com que o conteúdo ou produto atinja mais pessoas, conferindo ganhos para os negócios, através de mais visitas ao seu site, conquista de mais clientes, leitores ou assinantes e aumento de suas vendas.

Uma das principais atribuições desse tipo de profissional é a elaboração de estratégias de otimização. Após a implementação do planejamento elaborado, o especialista deve acompanhar os resultados obtidos. Através desse monitoramento, ele será capaz de observar se o método preparado foi eficaz, e pode realizar ajustes para corrigi-los, se for necessário. Nessa etapa, pode ser necessário o uso de softwares e ferramentas, para realizar uma auditoria dos dados obtidos.

Como o profissional de SEO irá trabalhar com projetos e analisar o conteúdo dos sites e das páginas, é importante questioná-lo na entrevista sobre suas experiências anteriores. Um especialista capacitado deve ter cases de sucesso, onde foi capaz de impulsionar antigos contratantes. Além disso, é fundamental perguntar suas estratégias de trabalho, quais são as ferramentas que mais utiliza, como ele pretende aplicar o conhecimento obtido em sua carreira às particularidades do novo empregador e como pretende obter os resultados desejados.

Geralmente, o SEO tem qualificação em áreas como publicidade, marketing digital, jornalismo, comunicação, entre outras. Ele deve ser um profissional com habilidades de escrita, bem informado sobre variados assuntos, criativo, inovador, ter amplo conhecimento em tecnologia e estar familiarizado com diferentes programas e ferramentas utilizadas em sites.

Existem duas modalidades, sendo elas SEO on page e off page. A primeira faz referência a todos os processos encontrados em uma página, como o conteúdo produzido, as palavras-chave a serem utilizadas nele, quais são as pautas a serem elaboradas, qual a linguagem adequada e o layout e a estrutura do site, sua hospedagem e carregamento. Já o SEO off page refere-se aos processos de fora da página, como a reputação da empresa e a utilização de link building, que são links externos de qualidade, que podem enriquecer seu conteúdo, impulsionar o tráfego do site e melhorar o ranqueamento nas buscas.


Quem deseja contratar os serviços de um profissional em SEO pode procurar em centros urbanos, como empresas em Guarulhos, São Paulo e Rio de Janeiro, que se especializam nesse tipo de atividade. Além dessa opção, também é possível contratar trabalhadores para elaborar projetos específicos, de maneira temporária, ou contratar um especialista, para integrar o quadro de colaboradores efetivos da empresa.