QR Code se mostra versátil e popular entre empresas de diferentes dimensões
O sistema de códigos pode ser utilizado de diversas maneiras, adaptando-se a variados tipos de negócios
A utilização de QR Code vem sendo disseminada ao longo dos anos. Uma tecnologia vantajosa e produtiva, ela pode trazer diferencial para as empresas, beneficiando tanto os donos quanto os clientes. Definida como uma ferramenta de codificação de informações, o seu uso é bem versátil e pode ser realizado para diversas funcionalidades e implementado por perfis diferentes de negócios. Confira, a seguir, mais detalhes dessa tecnologia e como é possível implementá-la no seu negócio.
O QR Code é um código gráfico bidimensional sob o formato de um quadrado, com linhas na vertical e horizontal. A sigla que dá o nome à ferramenta significa Quick Response, que pode ser traduzida como “resposta rápida”, em português. Ele foi criado em 1994 por uma empresa japonesa do ramo automobilístico para automatizar a escala de produção de peças, tornando o fluxo de informações mais ágil. No entanto, com o passar do tempo, a tecnologia adquiriu novos usos e foi implementada por diferentes setores de negócios.
Apesar de ser uma tecnologia com expansão gradual, foi durante a pandemia de Covid-19 que a popularização realmente aconteceu. Os QR Codes se destacam por transmitirem informações e dados sem a necessidade de toque, que era um dos pontos centrais para minimizar o contágio da doença. Os códigos possuem informações gravadas em suas linhas, que podem ser lidos através da câmera de smartphones, apontando para o gráfico. Através disso, o usuário recebe as informações gravadas naquele código em seu próprio aparelho com agilidade, trazendo eficácia e comodidade na transferência de informações.
Essa tecnologia é extremamente versátil e é capaz de ter diferentes usos. Entre as utilizações mais comuns, estão o acesso de menus digitais em bares e restaurantes, eliminando o desperdício e a dificuldade referentes à reimpressão dos cardápios. Outra utilização frequente é a de pagamentos, em que o usuário pode escanear o código para fazer uma transferência Pix ou autorizar a compra utilizando o cartão de crédito ou débito, através do app de seu banco. Os códigos ainda podem ser inseridos em rótulos, etiquetas e embalagens, direcionando os clientes para a página da marca ou a uma postagem contendo informações mais detalhadas sobre aquele produto.
As possibilidades de utilização dessa tecnologia são infinitas, e por isso, ela se tornou um sucesso tão grande. Sendo um item relativamente simples, ele pode ser implementado por empresas de qualquer porte para se destacar no mercado. Para isso, é importante utilizar um programa de geração de códigos que não crie QR Codes com data de validade. Caso os códigos expirem, isso pode provocar prejuízos elevados. Além disso, é importante que o código seja posicionado em locais de destaque e estratégicos, seja nos produtos ou na loja, para que os clientes o identifiquem com facilidade.
Algumas sugestões de utilização de QR Code é expor um código nas lojas físicas, para que o cliente escaneie e encontre a página nas redes sociais ou seja redirecionado para o WhatsApp comercial, ideia que também pode ser implementada nos cartões de visita ou panfletos de divulgação. Essa codificação também pode ser utilizada para realizar pesquisas de satisfação com clientes, como o questionário de NPS que coleta sua opinião. Assim, é mais fácil para o público-alvo acessar a plataforma e verificar pontos que podem ser melhorados no seu negócio para fidelizar os consumidores.