Vendas para o Dia dos Pais crescem 20% em 2022
Primeiro Dia dos Pais sem restrições consequentes da pandemia traz otimismo para os comerciantes
Os dois últimos anos foram difíceis para o setor do comércio, que precisou enfrentar grande instabilidade em suas operações devido às restrições da pandemia da Covid-19. Com o isolamento social e o fechamento das lojas físicas, muitas datas comemorativas, que são os períodos mais prósperos para os comerciantes, acabaram sendo afetadas por esse contexto. Para o Dia dos Pais deste ano, o cenário já é mais positivo, pois será a primeira vez em dois anos que a data será celebrada sem as limitações da pandemia.
Diversos levantamentos apontam que as vendas serão alavancadas em pelo menos 20%, em comparação com o Dia dos Pais de 2021. O Shopee, uma das principais plataformas de comércio eletrônico da atualidade, aponta que os brasileiros vão gastar em média R$ 262 com presentes este ano; na pesquisa realizada, 68% dos entrevistados afirmaram priorizar compras online em datas comemorativas, sendo que 61% justifica a escolha pelos preços mais acessíveis e custo-benefício. 14% afirma que a facilidade de encontrar os produtos desejados é o ponto mais atrativo.
De acordo com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), a previsão para o comércio físico não é muito diferente da prevista pelo Shopee para o e-commerce. A expectativa é que as vendas também aumentem na casa dos 20%, parte pela falta de restrições da pandemia e parte porque o Dia dos Pais cairá em 14 de agosto, dia de pagamento para muitos brasileiros. Contudo, em lojas físicas a previsão de gastos médios com presentes é consideravelmente menor que a do e-commerce, ficando em aproximadamente R$ 150; ainda assim, consegue superar a média de 2021, principalmente devido à alta dos preços em decorrência da inflação.
A previsão da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) é que a data movimente cerca de R$ 24 bilhões em vendas, com aproximadamente 102 milhões de brasileiros saindo para fazer compras em comércio físico. A pesquisa aponta que os produtos de maior interesse são roupas e calçados, acessórios da moda, itens esportivos e ferramentas para o Dia dos Pais. O setor de vestuário provavelmente irá liderar a ocasião com maior procura e lucros.
Buscando oferecer um cenário mais competitivo ao do e-commerce, diversos shoppings centers estão trabalhando em campanhas para atrair público. Entre promoções, sorteios, distribuição de vale-compras e brindes ao atingir determinados valores, os consumidores têm muito mais opções de compra neste ano.