App de entrega ou motoboy particular: veja as vantagens e desvantagens
Conheça as funcionalidades dos serviços e saiba qual é a melhor escolha para seu negócio
Desde o início da pandemia da covid-19 os serviços de delivery vêm crescendo no país. Segundo análise de dados feita pela Mobills, estima-se que os gastos com esse tipo de entrega no Brasil cresceram cerca de 187% no ano de 2020. No mesmo período, o Instituto Locomotiva apontou que cerca de 39% dos estabelecimentos brasileiros adotaram os serviços de entrega por aplicativo.
Adaptar o negócio para esse novo mundo já é uma realidade que precisa ser considerada. Entre as opções mais conhecidas de entrega, estão os aplicativos e a contratação de serviços de motoboy próprio, antes de investir definitivamente na mudança é fundamental fazer o planejamento e considerar a melhor forma de levar os produtos até o cliente.
Entrega por aplicativo
Aplicativos como o Ifood, Uber Eats e Rappi são responsáveis pela entrega de milhares de produtos. Terceirizar esse serviço faz com que a empresa contratante apenas entregue o produto ao motoboy e ele, juntamente com o aplicativo, são responsáveis por levar o pedido ao cliente.
Benefícios de entregadores por aplicativo
O principal ponto positivo nessa modalidade é o baixo custo, por ser um serviço gestado por outra empresa, os pedidos são enviados automaticamente, sem precisar de pessoas especializadas em logística.
Para o pequeno e médio empreendedor, a economia também acontece na hora da contratação. Quando o volume de entregas é menor, optar por trabalhar com um aplicativo faz com que o empresário não precise fazer a contratação de um motoboy.
Outra grande vantagem são os descontos que o próprio aplicativo gera para os clientes, permitindo que mais pedidos sejam realizados.
Desvantagens de entregadores por aplicativo
A grande desvantagem nesse tipo de serviço se dá em relação à falta de controle nas entregas fazendo com que o estabelecimento arque com os prejuízos causados. Alguns aplicativos não disponibilizam para o empresário o tempo do trajeto, dessa forma, serviços de entrega de refeições podem sofrer com pedidos de longas distâncias.
É importante levar em conta que a funcionalidade do aplicativo terceiro não está sob o controle do estabelecimento, por isso, pode ser necessário lidar com problemas na funcionalidade, como falhas técnicas e erros gerados pelo sistema.
Entrega por motoboy próprio
Ter um serviço de motoboy próprio é quando o estabelecimento faz a admissão de sua própria frota de entregadores. Dessa forma, as contratações podem ser por meio de CLT ou PJ, através do MEI.
Benefícios de entregadores próprios
O principal benefício é em relação à padronização nas entregas. Trabalhar com entregadores próprios permite que o estabelecimento treine e uniformize os empregados, dando assim maior qualidade no atendimento e reforçando a marca.
Outra vantagem é ter autonomia para elaborar os planos de entrega, seja definindo a forma de atendimento, por aplicativo próprio ou WhatsApp, por exemplo, até a definição no raio das entregas.
Desvantagens de entregadores próprios
Antes de fazer as contratações, é preciso definir as condições de trabalho e verificar se o motoboy já possui equipamento próprio. A principal desvantagem nessa modalidade pode ser o alto custo de investimento inicial.
Outro grande empecilho é o tempo que o sistema leva para ser implementado. Antes de começar as entregas é preciso fazer a seleção, contratação e oferecer o treinamento para os novos empregados.
Por fim, independente da escolha, é fundamental levar em conta os valores que serão repassados para os clientes na hora dos pedidos. Muitos consumidores optam pelo pagamento com cartões VA e VR, então, para não levarem um susto na hora de consultar o cartão vale alimentação ou refeição, é fundamental que as taxas sejam equilibradas com os valores dos pedidos.