Serviços financeiros avançam nas mídias digitais e alavancam oportunidades de negócio
Estudo da Comscore revela insights sobre a categoria para que as marcas potencializem suas estratégias de engajamento no ambiente digital e aponta que o tema está em oitavo lugar entre as 10 categorias multiplataformas mais consumidas no Brasil
Com a ascensão da digitalização do setor bancário, dos meios de pagamento online e das fintechs, os serviços financeiros passaram a estar cada vez mais presentes nas mídias digitais e sociais. É o que comprova um levantamento da Comscore, que revela que o assunto está em oitavo lugar entre as 10 categorias multiplataformas mais consumidas no Brasil, com 18 bilhões de minutos gastos ao mês nesse tipo de serviço pelos usuários.
A análise investiga o comportamento dos consumidores brasileiros nos canais digitais em relação aos serviços financeiros, e os resultados obtidos pela Comscore são de grande relevância para que o setor possa traçar estratégias para engajar seu público. De acordo com o levantamento, os serviços financeiros mais acessados no País são: Samsung Pay (Aplicativo Mobile), Nubank, Itaú Unibanco, Caixa e Grupo Santander, respectivamente.
Já em relação às multiplataformas de investimento, as que pertecem às empresas Rico, Easynvest, XP Investimentos, IQ Option e OlympTrade são as com maior número de visitantes únicos no universo digital. O relatório da Comscore indica que, no total, a categoria de investimentos no Brasil soma 10 milhões de visitantes únicos em suas multiplataformas.
“Os serviços financeiros têm conquistado um espaço cada vez mais relevante no ambiente digital. Essa posição de destaque aumenta a competitividade e requer estratégias inteligentes para que as plataformas se conectem com seus usuários e retenham engajamento. Por isso, entender como o usuário se comporta neste ambiente é um trunfo para direcionar novas ações e manter a liderança”, comenta Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil.
Perfil dos consumidores
A análise revela, ainda, que o perfil demográfico dos acessos em multiplataformas de serviços financeiros é majoritariamente feminino (50,9%). Já entre os consumidores de multiplataformas de investimentos, o destaque é o público masculino, representando 66,1% do total de visitantes únicos.
Em relação ao aspecto etário, o grupo de homens e mulheres com 45 anos ou mais é o mais ativo nas multiplataformas de serviços financeiros, respectivamente com 16% e 17% to total de visitantes únicos.
Consumo cruzado com redes sociais e varejo
O estudo também investiga quais plataformas de redes sociais e varejo têm maior porcentagem de consumo cruzado com a categoria de serviços financeiros, ou seja, quais delas compartilham a maior porcentagem de audiência com as multiplataformas destes serviços no ambiente digital. As que se destacam sãos: Meta (98,9%), Youtube (98,4%), ByteDance Inc. - responsável pelo TikTok (51,1%), Google Messages (42,1%) e Kuaishou Technology - responsável pelo Kwai (36,2%).
Já entre as plataformas de varejo, as que se destacam neste consumo cruzado são: MercadoLivre (64,8%), Shopee (57,4%), Magazine Luiza (54,9%), B2W Digital (50,4%) e Americanas (47,6%).
Performance nas redes sociais
Outro aspecto importante do levantamento da Comscore são os players de destaque da categoria serviços financeiros nas redes sociais. Em primeiro lugar está o Itaú, que soma 1,536 milhões de ações orgânicas (curtidas, interações, comentários, compartilhamentos) nas redes, na sequência aparece o Nubank, com 633 mil, e o Will Bank, com 588 mil.
A análise completa da Comscore pode ser acessada em: https://www.comscore.com/por/Insights/Apresentacoes-e-documentos/2023/Estudo-de-Dados-e-Tendencias-Digital-e-Social.
Sobre a Comscore
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