IAUDIT disponibiliza canal de denúncias gratuito para combate a violência doméstica
Em parceria com a Associação Fala Mulher, o Grupo IAUDIT disponibiliza canal de denúncias em prol do combate a violência contra as mulheres
O dia 8 de março é uma data que simboliza a luta das mulheres por melhores condições de trabalho, combate ao machismo, à desigualdade e também contra a violência. Essa data foi oficializada em 1970, mas, embora a sociedade já tenha conquistado direitos em alguns desses temas, ainda há um longo caminho de luta por igualdade e o fim da violência.
Nesse sentido, o canal de denúncias Fala Mulher é fruto de uma parceria entre o Grupo IAUDIT e a Associação Fala Mulher que tem por objetivo ampliar o apoio às mulheres que estejam sofrendo algum tipo de violência, seja no âmbito do trabalho ou doméstico. O serviço gratuito será oferecido ao público geral e poderá ser acessado via plataforma própria para denúncias por computador, celular e por um e-mail exclusivo para os contatos.
“Ao disponibilizar o canal para uma mulher que esteja passando por alguma situação violência ou discriminação, uma iniciativa como essa pode ser o apoio que ela precisa e pode até garantir sua integridade física e psicológica”, comenta Suzana Alves, especialista em canal de denúncias do Grupo IAUDIT, empresa há mais de 22 anos em consultoria empresarial.
Com o passar do tempo, as mulheres conquistaram mais espaço na sociedade, contudo, mesmo com o avanço, infelizmente há muitas situações de mulheres que sofrem violência, e muitas sequer tem a chance de buscar ajuda e proteção, suas vidas são brutalmente ceifadas – que são os casos de feminicídios.
No Brasil, no primeiro semestre de 2022, foram registradas mais de 30 mil denúncias de violência contra a mulher pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), assim como no mesmo período cerca de 699 mulheres foram vítimas de feminicídio, de acordo com os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
“É de suma importância essas mulheres terem acesso a um canal onde haja pessoas capacitadas para dar todo suporte necessário, para que sintam-se seguras e não mais vitimizadas. A sociedade deve abraçar essa causa, não achar que violência à mulher seja normal, pois todos devem ser respeitados e ter seus direitos garantidos”, explica Carla Jara, gerente de comunicação na Associação Fala Mulher.
O canal de denúncia será importante para a organização para fornecer mais um meio seguro e confidencial para que mulheres em situação de violência doméstica e pessoas que tenham conhecimento de alguma situação, possam denunciar e obter as orientações necessárias e corretas para providências.
Este canal de denúncias, da IAUDIT junto com a Associação Fala Mulher somará com o Canal Remoto SOS Fala Mulher (via site: www.falamulher.org.br), agregando mais eficiência no enfrentamento à violência contra mulher, sendo um atendimento humanizado e com escuta qualificada para todas as mulheres do Brasil e fora do país que a associação atende há 19 anos, como organização sem fins lucrativos.
Canal de denúncias e assédio no trabalho
Dentro da área de compliance é visível ao longo dos últimos anos o surgimento de iniciativas que contribuem com causas voltadas para esse público, como o Programa Emprega Mulheres (Lei Federal nº 14.457). Em São Paulo, por exemplo, a lei nº 17.406/21 é responsável por atribuir o dever legal do síndico de denunciar agressões contra mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e adolescentes.
Além disso, a Convenção 190 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), de 2019, estabeleceu normas globais com o objetivo de acabar com a violência e o assédio no mundo do trabalho. Contudo, a implantação de um canal de denúncias não é apenas uma questão de adequação a uma demanda do mercado ou uma lei.
“O canal de denúncias é um passo indispensável para empresas, sejam elas, pequenas, médias ou grandes organizações, que estejam de fato comprometidas com as melhores práticas do mercado. A ferramenta estimula um ambiente de trabalho mais ético porque permite a detecção de situações que eventualmente estejam ocorrendo com minorias dentro daquele ambiente”, comenta a especialista do Grupo IAUDIT.
O mais indicado pelas boas práticas é que o Canal de Denúncias seja gerido por uma empresa terceira, com garantia de sigilo e anonimato, para que haja a real imparcialidade no recebimento e tratamento das denúncias.
É comum que temas relacionados às mulheres sejam abrangidos em canais de denúncias junto a outros temas referentes ao ambiente de trabalho, mas, as empresas podem também implantar canais específicos para atendimentos das colaboradoras. Essa iniciativa mostra um cuidado maior e comprometimento em tornar o ambiente de trabalho melhor.
“Acreditamos que essa iniciativa pode implementar melhorias para a sociedade como um todo. Boas iniciativas como as promovidas pela Associação Fala Mulher devem receber todo apoio possível e, dentro da nossa expertise, vamos auxiliar a instituição com a implantação e rotinas diárias do canal de denúncias”, finaliza Suzana Alves.
Sobre o Grupo IAUDIT:
O Grupo IAUDIT oferece auditorias, consultoria empresarial e tecnologia de ponta especialmente para Background Check, Portal de Apelação e Canal de Denúncias. Além de trazer o que há de mais inovador no mercado tecnológico e corporativo, incorporando precisão e velocidade nos seus serviços. Saiba mais: https://www.iaudit.com.br/