Posso colocar minha empresa na Bolsa de Valores?
Empresas de pequeno e médio porte também podem ir a Bolsa de Valores
Entrar para a Bolsa de Valores é o desejo de muitas empresas, seja para conseguir novos investimentos e alavancar o negócio ou para vender algumas ações do empreendedor. Porém, para fazer o IPO do negócio, sigla em inglês que significa “Initial Public Offering”, ou “Oferta Pública Inicial”, é preciso seguir algumas regras.
A Bolsa de Valores é um mercado aberto onde são negociadas ações de empresas que possuem capital aberto e valores mobiliários como ações. Para uma empresa conseguir colocar as suas ações em negociação, é preciso primeiramente estar bem estruturada, além de possuir rígidas regras financeiras.
Para isso, ela precisa estar de acordo com as exigências da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que é o órgão que regula esse mercado. Dentre as documentações exigidas pela CVM, estão métodos de governança corporativa, compromisso de transparência com o mercado, divulgação de relatórios financeiros trimestrais e anuais auditados e possuir um conselho de administração e de conformidade.
Para conseguir atender a todas as exigências, as empresas precisam se preparar e mudar suas culturas internas para conseguir se adequar, e esse pode ser um processo demorado e que vai exigir muito comprometimento de todos os gestores envolvidos.
Após conseguir a aprovação da CVM, a empresa também precisa solicitar a listagem à BM&FBOVESPA. Somente as empresas que possuem esse registro podem vender suas ações na Bolsa de Valores. A BM&FBOVESPA possui alguns segmentos de listagem, que podem ser Tradicional, Nível 1, Nível 2, Novo Mercado e Bovespa Mais, cada um com exigências e condições específicas.
Vantagens de abrir o capital de uma empresa
Ao ingressar na Bolsa de Valores, as empresas passam a ter o capital aberto, que é quando ocorre o IPO, que é a primeira venda de ações da empresa. Isso acarreta em uma série de vantagens, como:
-
Aumento na fonte de recursos, que é o financiamento por meio da venda de ações;
-
Maior facilidade para aquisição e fusão com outras empresas;
-
Redução do risco de crédito;
-
Redução do custo de capital;
-
Liquidez patrimonial, devido a facilidade de venda das ações;
-
Facilidade no processo de herança, devido a liquidez;
-
Publicidade indireta, devido a exposição no mercado de ações;
-
Atração e retenção de colaboradores.
Abrir o capital é uma opção que pode alavancar uma empresa, devido a visibilidade e as vantagens que esse processo oferece, além de existir a possibilidade de conseguir capital de grandes investidores, como o prestigiado Luiz Barsi, conhecido por seus investimentos.